The Soundtrackers
Mais sobre o palestrante
A banda que toca as trilhas de cinema que marcaram a sua vida.
A ideia da banda The Soundtrackers surgiu a partir do projeto de montar uma banda para tocar o melhor da música pop no cinema surgiu em meados dos anos 90, quando Rodrigo Rodrigues, idealizador do grupo, ganhou de presente um CD com versões instrumentais de trilhas famosas dos anos 80. Estavam lá: Ghostbusters, Footloose, The heat is on, Gonnies, The power of love, What a feeling, The eye of the tiger e muitos outros hits que emplacaram nas paradas muito por conta do sucesso dos respectivos filmes.
São Paulo, 2008. Quase 15 anos depois, a ideia finalmente sai da gaveta: o então apresentador do “Vitrine”, da TV Cultura, resolve tirar o pó da guitarra e correr atrás do tempo perdido. Num tradicional pub de Pinheiros, zona oeste da cidade de São Paulo, esbarra com um quarteto de soft rock azeitado e afinado. Meses depois, com o reforço de uma cantora e um baterista, os tocadores de trilhas já ensaiavam as músicas que virariam verdadeiros clássicos do repertório.
Com pelo menos 20 canções na ponta dos dedos, as datas não demoraram a aparecer. Casas badaladas da noite paulistana, Bourbon Street, abriram as portas para aquele grupo temático com figurinos caprichados e repertório bem sacado.
O mercado corporativo também entendeu rápido a proposta daquele show conceitual, que passava a limpo a história do cinema através da música e curiosidades de bastidores das trilhas.
E tome convenção, casamentos e eventos em geral. A tiragem inicial do DVD ao vivo lançado em 2010 foi um sucesso, esgotou, não é exagero dizer que virou item de colecionador. A versão digital do CD, com 14 faixas, vende bem até hoje na iTunes Store. Em 2012 veio o Almanaque da Música Pop no Cinema, lançado pela editora Leya, totalmente inspirado na pesquisa que o criador do grupo – e autor do livro – fez desde os primeiros acordes tocados em caça-fantasmas.
Com quase 10 anos de estrada os Soundtrackers tem hoje cerca de 80 canções no repertório, com sucessos que vão dos anos 50 até os dias atuais, de Elvis a Adele, passando por Beatles, ABBA, Bee Gees, Simple Minds e Prince, para citar algumas. É ver os filmes, ler o livro e curtir o show.