Tande Medalhista Olímpico
Mais sobre o palestrante
Campeão olímpico e um dos nomes mais emblemáticos do vôlei brasileiro.
Alexandre Ramos Samuel, conhecido como Tande, é um dos nomes mais emblemáticos do vôlei brasileiro. Sua jornada no esporte é marcada por conquistas extraordinárias, incluindo a histórica medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, a primeira do Brasil em esportes coletivos. Ao longo de sua carreira, Tande não apenas brilhou nas quadras, mas também desenvolveu habilidades cruciais de liderança, trabalho em equipe e resiliência.
Após encerrar sua carreira como atleta, Tande fez uma transição bem-sucedida para o mundo da comunicação. Desde 2005, ele tem sido uma presença constante na televisão brasileira, atuando como apresentador e comentarista esportivo na Rede Globo. Esta experiência aprimorou sua já notável capacidade de comunicação, tornando-o um orador cativante e perspicaz.
Hoje, Tande canaliza toda sua experiência e conhecimento em palestras corporativas inspiradoras. Ele habilmente conecta os aprendizados de sua carreira esportiva aos desafios do ambiente empresarial, oferecendo insights valiosos sobre resiliência, superação de obstáculos e a busca pela excelência. Suas palestras são uma fusão única de histórias emocionantes de sua carreira no vôlei com lições práticas aplicáveis ao mundo corporativo.
O lançamento de seu livro "A vida é um jogo" em 2019 solidificou ainda mais sua posição como um mentor inspirador. Nesta obra, Tande não apenas narra sua trajetória no esporte, mas também compartilha ensinamentos que transcendem as quadras, oferecendo orientações valiosas para a vida pessoal e profissional.
Com sua experiência diversificada como atleta de alto rendimento, comunicador e autor, Tande oferece uma perspectiva única e multifacetada em suas palestras. Ele aborda temas como gestão de pressão, adaptabilidade e a importância da mentalidade vencedora, proporcionando aos ouvintes ferramentas práticas para enfrentar os desafios do competitivo mundo dos negócios. A combinação de sua carreira de sucesso, carisma natural e habilidade de traduzir experiências esportivas em lições corporativas faz de Tande uma escolha excepcional para empresas que buscam inspirar, motivar e elevar o desempenho de suas equipes.
Além da palestra, Tande também pode trazer para sua apresentação uma dinâmica super divertida e que gera diversos aprendizados. Utilizando uma fita crepe e uma rede, ele recria uma quadra de vôlei no local do evento e divide o público em times, promovendo uma interação que ninguém estava esperando na palestra. O grande diferencial está na forma como ele aplica essa dinâmica; em diversas vezes, ele coloca o estagiário como técnico e o diretor como jogador, incentivando uma inversão de papéis que desafia as hierarquias tradicionais. Essa dinâmica não apenas quebra o gelo de forma divertida, mas também gera insights profundos sobre liderança e trabalho em equipe, permitindo que os participantes experimentem na prática como suas competências podem ser usadas de formas inesperadas.
Tande também custuma presentear seus clientes com uma réplica de sua medalha de ouro olímpica e bolas de vôlei autografadas.
AT0924
Palestras
Palestra A vida é um jogo
A palestra ministrada pelo grande ídolo do vôlei Tande, primeira medalha de ouro em esportes coletivos do Brasil, o único jogador de vôlei campeão mundial na quadra e na praia.
Nessa palestra, Tande aclara de forma bem alegre as semelhanças e aprendizados da vida nas quadras e a vida empresarial.
O roteiro básico a ser utilizado e personalizado a partir do briefing do cliente é:
- A vida é um jogo! (as semelhanças da vida de um atleta e da vida empresarial)
- O jogo é hoje! (estar preparado para quando a oportunidade chegar)
- Aprendizado (trocar o certo pelo incerto?)
- Treinamento
- Inspiração
- Vitória (depois de uma boa preparação – objetivo final)
- Equipe
- Importância da comunicação
- Não existe impossível
- Mudanças
- Fundamentos
- Saque
- Passe
- Levantada
- Ataque
- Bloqueio
- Defesa
- Técnico (acreditar no seu comandante, pois ele vê o jogo de fora e também joga junto com você)
- Marcar pontos
- Vibrar
- Pedir tempo (parar o jogo na hora certa, para tentar arrumar e ver os nossos erros)
- Virar o jogo
- Subir ao Podium