Sônia Hess
Mais sobre o palestrante
Em 1953 Dona Adelina e Seu Duda, pais de 16 filhos, adquiriram uma pequena loja de secos e molhados na cidade de Luís Alves em Santa Catarina e dividiam as responsabilidades no cuidado dos novos negócios.
Adelina cuidava da parte de tecidos, confecções e armarinhos, enquanto seu Duda, que também era poeta, tratava do abastecimento e contato com os clientes.
Por um descuido, ele fez um pedido exagerado de tecidos, que ficaram encalhados no estoque. Não por muito tempo, afinal, D. Adelina, com faro empreendedor, transformou tudo em camisas. Assim, nasceu, em maio de 1957, o império chamado Dudalina.
Sônia Hess, filha de dona Adelina e seu Duda, iniciou sua vida profissional muito cedo nos negócios da família.
Aos 17 anos, mesmo sem falar espanhol, aceitou o desafio de embarcar para a Espanha com o objetivo de estudar uma tecnologia em confecções.
Após três anos, a empresa na qual trabalhava, a convidou para levar a sua experiência para Minas gerais, onde morou durante 7 anos.
Após um período trabalhando em outras empresas, Sônia assume o comando da área comercial da Dudalina, e em 1984 abriu um escritório de vendas em SP.
Nesse ano a empresa inaugurou ainda sua nova sede em Blumenau. Anos depois, seu parque industrial foi ampliado com uma fábrica de confecções de camisas.
Após um longo período de crescimento e expansão da marca, Sônia assumiu a presidência da Dudalina em 2003.
Em 2010, Sônia tem a ideia de lançar uma linha de camisas feminina. O motivo: ela procurava camisas para ela mesma vestir, mas não encontrava.
Decidiu assim pedir ao seu estilista que desenvolvesse peças que fossem compatíveis com o momento de ascendência da mulher. A linha de camisas se tornou conhecida no mundo inteiro.
A Dudalina nasceu e cresceu sendo administrados por membros da família Hess, no início por dona Adelina, posteriormente entre os irmãos.
Na família de 16 irmãos, os atritos de opiniões sempre fizeram parte do histórico da empresa, mesmo sendo algo improvável de dar certo, Sônia conseguiu administrar problemas e conduzir com equilíbrio o seu longo e próspero período no comando da empresa, levando a marcar a atingir mais de 100 lojas no país.
Em 2012, com a empresa em alta, Sônia foi diagnosticada com câncer de mama, e mesmo assim continuou à frente da empresa.
Ela contava com ótimos profissionais em sua equipe, mas relata que era ela precisava lidar com aquela situação.
No final de 2013, a Dudalina foi avaliada em 1,7 bilhão de reais e fez uma fusão com o grupo Restoque, se tornando umas das maiores empresas do mundo no segmento de vestuário de alto padrão. Sônia permaneceu na presidência da Dudalina até maio de 2015.
Em 2013 Sônia Hess foi eleita a 6ª mulher mais poderosa do País.
Hoje, ela passa a maior parte do seu tempo voltada a projetos na área do terceiro setor.
Faz parte dos conselhos curador da Fundação Dom Cabral, Endeavor, Instituto Ayrton Senna e do grupo Mulheres do Brasil. Também é mentora no programa de mulheres Winning Women da Ernst & Young, além de viajar o país fazendo palestras.
Temas de Palestras:
- A arte de empreender
- A gente precisa ter paixão em tudo o que faz
- Liderança Feminina nos Negócios
- Empreendedorismo
- Liderança
- Franchising
- Empresários
- Atendimento ao Cliente
- Competitividade
- Criatividade e Inovação
- Motivação
- Vendas
- Varejo
- Superação de Desafios / Mudanças
- Resultados
- Propósitos
AT0723