Ricardo Pena
Mais sobre o palestrante
Estratégias de comunicação para um impacto positivo na experiência do cliente
Com mais de 20 anos de experiência, Ricardo Pena é um especialista em experiência do cliente e comunicação, dedicado a ajudar empresas a construir diferenciais competitivos. Ao longo de sua carreira, atuou como empresário, diretor, consultor e palestrante para grandes organizações, sempre focando na evolução das relações entre empresas e seus clientes por meio de tecnologia, processos e pessoas.
Ricardo foi um dos fundadores da Net Call Center, uma das primeiras empresas a oferecer atendimento eletrônico, permitindo que o atendimento via internet se tornasse uma realidade. Em 2004, como consultor na Avaya, ele implementou mudanças significativas nos maiores contact centers do Brasil, promovendo o autoconhecimento e humanização das interações entre empresas e clientes.
Em 2007, fundou a Ducovox, que revolucionou os treinamentos de oratória e experiência do cliente, enfatizando não apenas métodos, mas também a mudança de comportamento no engajamento do público. Em 2020, cofundou a PeopleXperience, onde lançou a primeira ferramenta nacional e gratuita para mapeamento de personas e da jornada do cliente.
Autor do livro O Caminho do Cliente, Ricardo traz entusiasmo e paixão pela comunicação, acreditando que a habilidade de se relacionar pode fazer uma diferença significativa na vida das pessoas. Suas palestras são projetadas e tem o prosósito para inspirar e capacitar o trabalho entre equipes, fornecendo conceitos práticos sobre como transformar experiências de clientes e aprimorar a comunicação dentro das organizações.