Peter Senge
Mais sobre o palestrante
Peter M. Senge está na vanguarda da aprendizagem organizacional desde a publicação de seu texto clássico The Fifth Discipline em 1990, que forneceu teorias e métodos para promover a aspiração, desenvolver conversas reflexivas e compreender a complexidade a serviço da formação de culturas organizacionais orientadas para a aprendizagem. Em 1997, a Harvard Business Review nomeou a organização de aprendizagem como uma das “ideias de negócios mais inspiradoras dos últimos 75 anos”.
Ao longo de sua carreira, Peter vem se perguntando: “como podemos criar as condições para que as pessoas trabalhem juntas da melhor forma possível, cultivando a inteligência inata dos sistemas que é nosso direito de nascença, mas está praticamente perdida na cultura moderna?” Como engenheiro por formação, seu trabalho sempre enfatizou ferramentas e métodos, não por si mesmos, mas como veículos para a construção de capacidades individuais e coletivas.
Começando com a criação da SoL (Society of Organizational Learning ou, em tradução livre, a Sociedade de Aprendizagem Organizacional) em 1997, ele se concentrou no desenvolvimento de comunidades de aprendizagem dentro e especialmente entre as organizações, como uma forma de provocar mudanças profundas que as organizações individuais não conseguem alcançar trabalhando sozinhas. Isso resultou no SoL Sustainability Consortium em 1998, empresas pioneiras que viram os desequilíbrios sociais e ecológicos moldando o futuro, o Sustainable Food Lab em 2002, muitas das maiores empresas de alimentos e ONGs do mundo trabalhando juntas para tornar a agricultura sustentável no sistema dominante e inúmeras comunidades de aprendizagem na educação primária e secundária, levando à atual comunidade global de Sistemas Compassivos.
Por este trabalho, Peter foi nomeado pelo Journal of Business Strategy como uma das 24 pessoas que mais influenciaram a estratégia empresarial no século XX. Além de ser o presidente fundador da SoL, ele é cofundador da The Academy for Systems Change e professor sênior do Massachusetts Institute of Technology MIT, baseado no The Abdul Latif Jameel World Education Lab (J-WEL) e focado em liderança de sistemas em educação.
Peter se formou na Universidade de Stanford com bacharelado em engenharia. Ele possui um MS em modelagem de sistemas sociais e um Ph.D. em administração pela MIT Sloan School of Management. Suas publicações incluem The Fifth Discipline: The Art and Practice of the Learning Organization (1990), The Fifth Discipline Fieldbook (1994), The Dance of Change (1999), Schools that Learn: A Fifth Discipline Fieldbook for Educators, Parents, and Everyone Who Cares about Education (2000, 2010), Presence: Human Purpose and the Field of the Future (2004, 2008) e The Necessary Revolution: How Individuals and Organizations Are Working Together to Create a Sustainable World (2008).