Márcio Holland
Mais sobre o palestrante
Márcio Holland é professor na Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, onde foi Diretor de Pós-Graduação da FGV-EESP, de 2006 a 2010, quando atuou no processo de reestruturação do programa de pós-graduação para torná-lo um centro de excelência em ensino de economia do país.
Foi Secretario de Política Econômica do Ministério da Fazenda, de 2011 a 2014, propondo uma série de medidas de melhoria do ambiente dos negócios, todas listadas e publicadas no documento "Reformas Microeconômicas 2011-2014". Entre essas medidas vale citar: debentures incentivadas, concentração de atos de matrícula de imóveis ("Renavan dos Imóveis"), estímulo a abertura de capital de empresas de pequeno porte, valor incontroverso para todas as operações de crédito, LIG (letra imobiliária garantida), programa de microcrédito produtivo orientado, entre outras. Preparou as medidas de reforma dos benefícios sociais: abono salarial, seguro desemprego, pensão por mortes e auxílio-doença. Atuou para modernizar o financiamento da agricultura através, com a Programa de Construção de Armazéns e de estímulos à Agricultura de Baixo Carbono.
Foi visiting scholar na University of Columbia, em Nova Iorque, em 2015, onde escreveu um Working "Paper Fiscal Policy in Brazil: good news and bad news".
Foi visiting scholar na University of California, Berkeley, 2004-2005, onde estudou dívida pública, e defauts em economias emergentes.
Foi pesquisador nível 1 do CNPq por dez anos com agenda de pesquisa sempre voltada para taxa de câmbio e política cambial.
É autor do livro "A Economia do Ajuste Fiscal: Por que o Brasil quebrou? Editora Elsevier.
É organizador do livro “Taxa de Câmbio no Brasil”, com o prof. Yoshiaki Nakano.
É autor de capítulo do livro “What have we learned?”, organizado por Akerlof, Blanchard, Romer, e Stiglitz.
É autor de diversos artigos acadêmicos publicados no país e no exterior sobre temas diversos de macroeconomia.
Áreas de atuação:
Empresas Estatais e Privatizações.
Macroeconomia Financeira.
Políticas Fiscais e Gastos Governamentais.