Marcelo Serrado
Mais sobre o palestrante
Tornou-se voz de um dos temas mais relevantes da atualidade: a saúde mental. Fez de seus momentos mais vulneráveis uma oportunidade de quebrar tabus e preconceitos.
Ator de carreira consolidada no cenário nacional, Marcelo Serrado transformou um desafio pessoal - o enfrentamento da Síndrome do Pânico, do Burnout e da Ansiedade - em uma luta coletiva. Na mira, um adversário que ameaça a qualidade de vida e o ambiente laboral de milhões de brasileiros todos os anos: o estigma associado à saúde mental.
Não foi uma jornada fácil. As primeiras crises começaram ainda na pandemia e se repetiram por alguns anos, impedindo o artista de cumprir atividades profissionais e até de embarcar em aviões. Some-se a isso a peregrinação por especialistas diversos durante o processo de adaptação ao tratamento. Por fim, Serrado teve que encarar seus próprios preconceitos e tabus em relação ao tema até, finalmente, se sentir à vontade para tornar pública sua condição.
Ao compartilhar suas fragilidades, Marcelo percebeu que não estava sozinho. Afinal, o combo Síndrome do Pânico e Ansiedade atinge ao menos 25 milhões de pessoas no país, enquanto 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem de Burnout. Não demorou muito para que ele entendesse o chamado para contribuir com a causa e transformasse sua voz em instrumento de apoio e incentivo às pessoas que enfrentam questões de saúde mental e ocupacional.
Em suas palestras, Marcelo Serrado se despoja de qualquer fachada que mascare sua humanidade para mostrar que ninguém está imune ao adoecimento mental — não importa a carreira, o status social ou os momentos felizes vividos. A verdadeira proteção está no autoconhecimento, no autocuidado e, principalmente, na coragem de admitirmos nossa vulnerabilidade para buscar ajuda. Sua narrativa mescla relatos pessoais, depoimentos de especialistas e reflexões, com direito a pausas para respiros e risadas.
AT0824
Palestras
Vamos falar sobre saúde mental?
Sobre a palestra:
Marcelo Serrado convida o público a mergulhar numa discussão franca e aberta sobre saúde mental no ambiente de trabalho. Direcionada a líderes empresariais e a equipes, a palestra busca iluminar a importância de reconhecer e abordar a saúde mental no trabalho como um elemento crucial para o sucesso e a sustentabilidade organizacional.
Marcelo utiliza seu carisma e sensibilidade para encorajar uma cultura de empatia e suporte, destacando práticas de autocuidado e estratégias para o desenvolvimento de um ambiente laboral mais acolhedor e produtivo
O que eu aprendi com a minha Síndrome do Pânico?
Sobre a palestra:
De um jeito bem-humorado e livre de clichês, Marcelo faz de seu carisma um recurso para abordar um tema delicado como a saúde mental.
Relatando o processo de tratamento de sua condição, desde os primeiros sintomas até o estágio atual, ele reforça a necessidade de compreendermos o corpo e a mente para identificar gatilhos e fatores que possam gerar ou intensificar as crises. Reforça ainda que qualquer pessoa está sujeita a sofrer desse mal da sociedade contemporânea, mas que o tratamento é viável em todos os casos.