Lorrana Scarpioni
Mais sobre o palestrante
Lorrana Scarpioni é a CEO e co-fundadora do Bliive, maior rede colaborativa de troca de tempo do mundo.
Em abril de 2014 seu nome apareceu na lista dos 10 brasileiros mais inovadores com menos de 35 anos da revista de inovação Technology Review, do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Desde então, Lorrana faz parte das mulheres empreendedoras de maior sucesso nos negócio do país tupiniquim.
O objetivo de Lorrana Scarpioni, com a Bliive, é usar a dinâmica da economia colaborativa para enriquecer a vida das pessoas e suas relações sociais além de possibilitar a exploração de novas atividades. Esta jovem brasileira, formada em Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná e em Direito pelo Centro Universitário Curitiba, fundou, uma rede social colaborativa para a troca de tempo que já tem mais de 15.000 usuários em 55 países.
Lorrana nasceu na Bahia, mas foi criada no Paraná, onde recentemente concluiu duas graduações cursadas simultaneamente: Relações Públicas, na Universidade Federal do Parana (UFPR), e Direito, na Unicuritiba.
A jovem conta que, desde muito nova, pensava em criar uma ONG ou abrir uma escola no futuro, mas ela mesma acreditava que esse sonho só seria realizado quando tivesse mais experiência e dinheiro para financiar os custos do negócio.
O empurrão que faltava para o desenvolvimento de seu perfil empreendedor aconteceu em 2012, depois que Lorrana assistiu a dois documentários: um que falava sobre economias alternativas e sobre como o uso do dinheiro pode ser mais saudável e responsável, e o outro que abordava a colaboração on-line e o couchsurfing.
Com eles, Lorrana descobriu que poderia, sim, ser uma empreendedora, mesmo que com poucos recursos ainda em mãos.
Ainda influenciada pelos documentários, Lorrana foi dormir pensando sobre o que poderia fazer que fosse, ao mesmo tempo, lucrativo e impactante no âmbito social. O resultado foi uma noite insone e a ideia que, tempos depois, deu origem ao Bliive, uma plataforma que permite o compartilhamento de tempo entre pessoas de todo o mundo.
A ideia é bem simples: imagine que uma pessoa é capacitada e pode oferecer uma hora de aula de inglês em troca de créditos ou por alguma outra atividade, como alguém para passear igualmente por uma hora com seu cachorro.
Assim, quem está disposto e é capacitado para exercer tal função e, por sua vez, precisa de uma aulinha de inglês, pode fazer esse escambo, lucrativo para ambas as partes.
Para transformar esse sonho em realidade, Lorrana recorreu primeiro aos amigos e a parcerias. A tentativa, infelizmente, não deu muito certo. O primeiro sócio não quis fazer a ideia acontecer e as grandes empresas cobravam um grande investimento para a criação da plataforma. Assim, a jovem empresária resolveu contratar um programador por conta própria que, em 6 meses inteiros de serviço, não apresentou sequer uma linha de código programada. O mundo simplesmente parecia conspirar contra a concretização do projeto, não é verdade?
Mas Lorrana tem algo em comum com todas as mulheres empreendedoras de sucesso nos negócios: perseverança.
Acreditando piamente em sua ideia empreendedora, Lorrana pegou o dinheiro que seus pais haviam reservado para seu baile de formatura e o investiu em o que viria a ser seu sucesso nos negócios.
Na mesma época, os designers Murilo Mafra e José Henrique Fernandes entraram como sócios de Scarpioni, o que fez o Bliive começar a deslanchar de vez. Em maio de 2013, a rede colaborativa era lançada oficialmente.
Em outubro do mesmo ano, depois de receber o Creative Business Cup Brasil e viajar para a Dinamarca, Lorrana e seus sócios decidiram que valia a pena entrar de cabeça no mercado europeu.
E sua intuição empreendedora estava, mais uma vez, certíssima. O Bliive foi selecionado como um dos 30 negócios mais promissores pelo Sirius Programme, um programa do governo da Inglaterra de aceleração de empreendimentos.
Temas de Palestras:
- Empreendedorismo
- Tecnologia
- Criatividade e Inovação
- Economia Criativa
- Mulheres de Sucesso
- Economia Colaborativa
- Administração do Tempo
- Tempo é oportunidade
- Economia compartilhada e a rede mundial de trocas
Tipos de Trabalhos:
- Mestre de Cerimônias
- Moderador de Debates
- Presença Vip