Leandro Karnal
Mais sobre o palestrante
Escritor best-seller, professor, e um dos palestrantes mais contratados do Brasil.
Leandro Karnal é historiador e doutor em História Social pela USP, Leandro Karnal é membro da Academia Paulista de Letras e professor da Unicamp por mais de 20 anos. Reconhecido em todo o país como importante palestrante, pensador e formador de opinião, suas redes sociais alcançam mais de 9 milhões de seguidores; seus vídeos e frases circulam pela internet com enorme popularidade.
Seus livros estão entre os mais prestigiados do Brasil, com mais de um milhão de exemplares vendidos, entre eles: “O Dilema do Porco-Espinho”, “O Inferno Somos Nós”, “Todos Contra Todos” e “Crer ou Não Crer”. Sua obra mais recente, “A Coragem da Esperança”, acabou de chegar ao mercado.
Apresentador do programa “Universo Karnal” na CNN Brasil e colunista fixo do jornal “O Estado de São Paulo”, Leandro Karnal tem presença constante na mídia nacional em programas como Jornal da Cultura e Café Filosófico CPFL.
Em suas palestras, Leandro Karnal democratiza o saber abordando pautas como valores éticos nas organizações, liderança do futuro, educação, empreendedorismo, entre muitos temas que domina.
AT0723
Palestras
Ética como valor e estratégia
Como estimular valores éticos em um ambiente empresarial?
Nesta palestra, Leandro Karnal aborda o procedimento ético como uma das sustentabilidades essenciais da estratégia pessoal e empresarial, e mostra como valor ético e a confiança agregada a este valor podem ser considerados fundamentos essenciais da manutenção do crescimento orgânico e sistemático de um negócio.
O futuro começa hoje
A ideia de futuro depende de ações no presente, mas como obter a clareza possível para dirigir ações se as coisas ainda não aconteceram?
Em uma palestra inovadora, o palestrante fala sobre como interpretar tendências e dirigir ações para um futuro assertivo e que reforce a ação protagonista de cada um e do grupo.
10 estratégias para enfrentar um mundo em ebulição
De que forma podemos enfrentar uma crise que se prolonga bem além do esperado?
A palestra aborda:
- Definição de prioridades (propósito)
- O papel da liderança
- Mudança de mindset
- Nova resiliência para novos tempos
- Equilíbrio emocional diante do stress
- O uso do tempo entre pressões e home office
- Estratégias para aumentar a produtividade
- Protagonismo em tempos desafiadores
- Superar os limites da zona de conforto
- As escolhas éticas
O futuro da educação
O profissional da educação foi muito louvado no passado com discursos sobre o “semeador” e o “papel superior” do magistério.
Na prática, a realidade da sala de aula oferece menos brilho e muitos desafios. O que esperar do papel do professor e da professora para gerações que viverão muito mais e com valores inteiramente distintos? Leandro Karnal responde essa e outras reflexões sobre o futuro da educação.
A Vida que vale a pena ser vivida em Tempos Líquidos
Qual é a vida que vale a pena ser vivida em tempos líquidos?
Essa é a pergunta profunda que o bem-humorado Leandro Karnal se propõe a responder. Em suma, Karnal preconiza o atemporal “Conhece-te a ti mesmo” como um caminho para a felicidade. Segundo ele “É impossível me forçar a fazer o que eu não quero e ser feliz.” e “O problema é me libertar do julgamento do mundo.”. A suprema lição: “Você é o protagonista da sua vida.”.
Alexandre, Napoleão E Churchill: três modelos de liderança
Como eles superaram as dificuldades iniciais? Como estabeleceram seu êxito? O que aprenderam com seus fracassos? Afinal, o que faz de alguém um líder marcante?
Através da análise dos erros, acertos e estratégias dos três nomes mais lembrados na história, a palestra procura apontar como o pensamento crítico sobre a biografia de líderes marcantes pode nos dar pistas sobre nossa vida.
Criatividade e sala de aula
Como estimular o calor da criatividade em um ambiente que foi pensado para a uniformidade, ou seja, a escola?
Como lançar o desafio de criar em meio à pressão por conteúdos? Como a direção, coordenadores, pais, professores e alunos podem estimular o ato do pensar criativo que é considerado o elemento mais importante para o futuro?
Educando no Mundo Líquido
O ponto de partida é a inquietação que marca a passagem do mundo sólido, para a fluidez do mundo líquido, de acordo com pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman.
Sistemas educacionais, modelos e práticas pedagógicas vão perdendo seus antigos contornos para se adaptarem às novas exigências da realidade. Precisamos encontrar novos formas de lidar com um futuro que ainda não existe. O objetivo é superar uma educação baseada num modelo do século XIX, com professores nascidos (e quase sempre educados) no século XX e com alunos do século XXI. A palestra traz os temas que fazem parte do debate sobre educação no Brasil e no mundo.
Escola e o desafio da diversidade e da tolerância ativa
A escola é um espaço de exercício de convivência de muitas forças e personalidades distintas.
Um dos pontos centrais da educação é a convivência com a diferença em um mundo onde tudo se transforma rapidamente. Como estimular ações pedagógicas concretas para um futuro de fronteiras líquidas? Quais valores permanecem?
Ética e corrupção no mundo contemporâneo: Tem solução?
O conceito de ética está no centro das discussões para no Brasil.
Parecemos viver uma crise ética estrutural que leva a um questionamento muito denso. Quais seriam as atitudes e valores que precisam ser identificados e reforçados? Quais os limites entre ética e moral? Na sociedade brasileira, quais as práticas que dificultam ou facilitam a prática ética? Moral, ética, sociedade e suas engrenagens: quais os limites e valores envolvidos? Como a microfísica da ética cotidiana dialoga com a grande ética pública? Estes serão alguns temas tratados no encontro.
O Mundo Pos-Pandemia: as relaçoes pessoais e o comportamento da humanidade
Leandro Karnal prevê um "período de grande alegria e felicidade" para a humanidade logo após a pandemia do novo coronavírus.
Esse comportamento é reflexo de uma tradição histórica onde depois de um período de recolhimento e morte, há uma grande explosão de vida. Nesta palestra, Karnal discute sobre o processo de disseminação da informação a respeito do comportamento humano mediante a falta de informação e as mudanças - que ocorrem de forma veloz nas relações sociais - impactam na maneira que as pessoas enxergam a felicidade e o futuro.
Olhando a crise em perspectiva
Todos os períodos da história são de crises agudas ou leves.
A estabilidade é um pequeno hiato entre grandes crises. O desafio do mundo inquieto desperta o melhor e o pior das pessoas e dos sistemas. Ver a crise em perspectiva e agir dentro dela para bons resultados é um algo especial e desafiador. A crise vem para todos: a ação e a estratégia de cada indivíduo ou corporação é que representa a diferença entre o sucesso e o fracasso. Como pensar dentro da crise e na perspectiva de ascensão e queda de valores e métodos? Como olhar além do horizonte de crise e criar o salto necessário de crescimento? A palestra trata disto.
Política para quem odeia política
O que de fato e política e para que servem partidos e candidatos?
A palestra trata das ideias da política para o público que está afastado do debate e tem resistência ao tema. Afinal, quem não se interessa pela política entrega o poder a quem se interessa. O que pode existir de fascinante no mundo do poder e dos seus representantes?
Recriar, reinventar ou desaparecer
Somos movidos pelo hábito.
As coisas com as quais nos acostumamos são repetidas incessantemente. A zona de conforto é um desafio para todas as pessoas. Como estabelecer práticas estratégicas de atualização e desafios? Como enfrentar o desafio da busca constante de melhora e desempenho? Como enfrentar um mundo líquido no qual tudo está sempre se transformando?
Transformar: Estratégia de um novo tempo
Diante de um quadro de crise, a seletividade de tudo fica mais acirrada.
A margem de erro diminuiu e a estratégia deve focar no que seja efetivo e real. O desafio é fazer com que todos possamos sair de uma zona de conforto e produzir uma ação realmente inovadora, marcante, de impacto no mercado. Como fazer muita diferença para o indivíduo, para a empresa e para a sociedade brasileira? Para isto, a palestra enfatiza os riscos e armadilhas que a repetição e os clichês produzem na ação de cada um. Transformar: chave de toda ação e de todo avanço. Este será o tema da palestra.