
Juliana Alencar
Mais sobre o palestrante
Juliana Alencar é uma pessoa apaixonada por gente e tudo que está relacionado a elas. Tem grande interesse em estudar e discutir sobre inovação, o impacto das tecnologias no cotidiano, gestão, habilidades futuras, gerações, diversidade, entre outros assuntos.
Juliana Alecar é CEO e fundadora da W.G., uma garagem de inovação e transformação cultural, focada em orientar empresas na busca pela relevância e competitividade na Nova Economia a partir da criação das suas melhores versões, através de projetos customizados de consultoria estratégica e educação.
O interesse dela por esses temas não é novidade. Ela trabalhou por anos na área de inovação da UHG, onde liderava projetos com foco em transformação digital e cultural, desenvolvimento de soluções tecnológicas e melhoria da experiência do cliente. Foi responsável por criar o primeiro aplicativo de saúde do Brasil e a primeira carteirinha de saúde virtual do país. Além disso, liderou a One Health Mag - a primeira revista online de inovação, tecnologia e empreendedorismo, disponível em plataforma online e no iPad.
Em 2017, ela decidiu se aventurar no mundo das startups, tornando-se a primeira mulher sócia da StartSe. Nos primeiros anos na StartSe, foi encarregada da área de inovação B2B, desenvolvendo projetos inovadores e preparando C-levels e lideranças para a inovação. Ela criou projetos tanto no Brasil quanto internacionalmente para clientes como Ambev, Carrefour, Bradesco, Centauro, Mastercard, Takeda, Sescoop, além de ser responsável pelo módulo de inovação para o MBA da MSD Global e por estabelecer parcerias estratégicas como com a Fundação Dom Cabral, onde a StartSe se tornou o braço internacional da empresa no Vale do Silício e em Israel.
Nos anos seguintes, assumiu o cargo de CCO (Chief Culture Officer), onde foi responsável por promover a inovação internamente e conduzir a evolução cultural da empresa, assegurando que a cultura, princípios e valores fossem promovidos no dia a dia da organização.
Foi nesse período que ela percebeu o poderoso impacto de uma cultura empresarial alinhada. Após as ações culturais implementadas, a empresa captou 80 milhões de investimento de um dos maiores fundos de investimento da América Latina.
A partir dessa experiência, decidiu seguir essa direção e fundou a W.G., com o objetivo de compartilhar os aprendizados e oportunidades que viveu, por meio de projetos consultivos de transformação cultural e educação.
Ela se sente honrada por ter sido a mulher mais jovem a receber o prêmio G10 de Liderança Empreendedora Feminina, um reconhecimento já concedido a importantes figuras como Luiza Helena Trajano e Camila Farani. Em 2022, a W.G. foi premiada por seu destaque em empreendedorismo, o que a enche de orgulho.
Com mais de 130 horas de palestras realizadas nos últimos anos, é uma das maiores especialistas de Cultura Organizacional e inovação do Brasil.