Jorge Arbache
Mais sobre o palestrante
Especialista em Economia, com mais de 30 anos de experiência marcante em organizações de grande relevância.
Jorge Arbache é uma autoridade reconhecida em economia, desenvolvimento sustentável e estratégias corporativas globais, com mais de 30 anos de experiência de destaque em organizações de alto impacto. Professor de Economia na Universidade de Brasília, consultor de empresas e membro de conselhos, ele combina uma sólida formação acadêmica com uma vasta experiência prática em formulação de políticas econômicas, financiamento para o desenvolvimento e inovação estratégica e planejamentos financeiro.
Como vice-presidente de setor privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Jorge liderou operações anuais de crédito de cerca de US$ 8 bilhões, beneficiando setores estratégicos como energia, infraestrutura, agronegócio e mercado de capitais. Ele também atuou em posições de destaque no Banco Mundial, no Ministério do Planejamento do Brasil e no BNDES, sendo reconhecido por sua capacidade de gerenciar crises econômicas e impulsionar a recuperação sustentável.
Jorge é o criador do conceito Powershoring, uma estratégia corporativa inovadora que posiciona o Brasil como líder global em descarbonização e atração de investimentos sustentáveis. Suas palestras sobre o tema abordam tópicos como oportunidades no setor energético, políticas públicas de incentivo, financiamento de projetos e impactos sociais e ambientais.
Colunista do jornal Valor Econômico e autor de publicações nacionais e internacionais, Jorge oferece insights estratégicos para empresas que buscam entender as dinâmicas econômicas globais e aproveitar as tendências emergentes. Sua abordagem pragmática e visão estratégica fazem dele um palestrante ideal para eventos corporativos que buscam engajar líderes e equipes em temas como sustentabilidade, inovação e crescimento em mercados desafiadores.
AT1124
Palestras
O que é powershoring?
Sobre a palestra:
Nessa palestra, Jorge explica e fala sobre o Powershoring, que é uma estratégia corporativa de atração de investimentos
internacionais intensivos em energia e que precisam descarbonizar as suas
operações e as suas cadeias de produção (escopos 1, 2 e 3). Países como o Brasil,
que têm uma matriz elétrica praticamente renovável, estão muito bemposicionados para atrair e receber aqueles investimentos. De fato, muitas
operações já estão em curso no Brasil em áreas como biocombustíveis,
fertilizantes verdes, aço verde, química verde, hidrogênio verde, dentre tantos
outros. Os impactos sociais e ambientais do Powershoring são imensos, pois tratase de negócios de grande porte e com muita agregação de valor. O Powershoring é
um instrumento fundamental para ajudar a acelerar a descarbonização do Brasil e
do mundo e para atacar a insegurança energética. No mundo, o Brasil é o mais bemsituado país para o Powershoring.