Jay Silver
Mais sobre o palestrante
É o fundador e CEO da JoyLabz/Makey Makey.
Jay Silver inventou muitas plataformas criativas, como Drawdio (Top 15 Toys for Young Geniuses da Time) e Makey Makey.
Como o primeiro Maker Research Scientist da Intel, a CNN chamou Jay de “…um dos principais defensores do Movimento Maker” – um renascimento inovador do DIY (faça você mesmo) e do DIWO (faça com outros). Com ênfase no capricho, no empreendedorismo e na educação, o Movimento Maker é considerado uma das mais poderosas forças empreendedoras inovadoras do mundo hoje. A instanciação mais visceral do Movimento Maker são as dezenas de Maker Faires realizadas em todo o mundo.
Jay foi incluído na coleção permanente do MoMA, exibiu obras de arte internacionalmente em muitos museus – incluindo Arts Electronica e NT MOFA – e foi nomeado “Top 100 Inspirational World Changer” pela DELL.
Jay ajudou a desenvolver o Scratch, uma linguagem de programação online usada por milhões de pessoas. Suas invenções foram licenciadas e produzidas pelas maiores empresas de eletrônicos e brinquedos do mundo. A empresa de Jay obteve receita de US$ 2 milhões no primeiro ano e continua com seu rápido crescimento até o momento.
Como palestrante principal sobre inovação, criatividade e tecnologia, Jay recebeu ótimas críticas por suas apresentações divertidas e inspiradoras do público do TED, PopTech, Universidade da Califórnia, Berkeley, Universidade de Stanford, IDEO, Microsoft, Google e muitos outros eventos globais. Ele trabalhou para empresas e organizações que variam em diversidade, desde Lincoln Labs (laboratório de pesquisa de defesa nacional) até BellSouth e UC San Diego.
Jay estudou engenharia elétrica na Georgia Tech, onde foi nomeado Engenheiro do Ano. Ele recebeu uma bolsa Gates para obter um mestrado em Tecnologia da Internet pela Universidade de Cambridge. Ele também possui mestrado e doutorado pelo MIT Media Lab, onde foi bolsista da National Science Foundation e vencedor do Prêmio Lemelson por inventividade. A tese de doutorado de Jay no MIT foi “World as Construction Kit”. Uma aula popular que ele ministrou no MIT foi “Radical Design for Learning”; onde os alunos agiram projetando situações de aprendizagem iterativas com foco em modalidades de aprendizagem experienciais e não tradicionais.
Jay faz parte do conselho de administração da Maker Ed, One Day on Earth e Sunseed Food; e trabalha com adolescentes em lugares como Not Back to School Camp. Jay acredita que ser romântico é de extrema importância.