Fernando Meirelles
Mais sobre o palestrante
É um cineasta, produtor e roteirista brasileiro que ganhou notoriedade internacional com o filme Cidade de Deus (2002), pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor em 2004.
Posteriormente, passou a dirigir filmes estrangeiros, como O Jardineiro Fiel (2005), baseado no romance homônimo de John Le Carré e pelo qual foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Diretor e ao BAFTA de Melhor Diretor; e Ensaio sobre a Cegueira (2008), baseado no romance homônimo de José Saramago.
Cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo durante a década de 1980. Elaborou seu trabalho de graduação na forma de um filme, diferentemente dos tradicionais projetos preparados por outros graduandos: viajou ao Japão e comprou um equipamento de vídeo profissional para preparar o trabalho. Apresentou-o e recebeu a nota mínima para graduar-se.
Junto com quatro amigos, Meirelles iniciou sua carreira com filmes experimentais. Com o tempo, fundaram uma produtora independente, Olhar Eletrônico. Posteriormente, novos amigos se uniram ao grupo: Renato Barbiere, Agilson Araújo, Toniko e Marcelo Tas. Em 1982, a produtora levou ao ar programas de televisão sobre atualidades, assim como a série infantil Rá-Tim-Bum, com 180 episódio. Além de obterem uma alta popularidade, também introduziram nos noticiários uma informalidade humorística renovadora.
Nos fins da década de 1980, foi-se interessando cada vez mais pelo mercado publicitário. Em 1990, Meirelles e amigos fecharam a “Olhar Eletrônico”, abrindo uma empresa de propaganda, a O2 Filmes. Uma década foi o suficiente para que Meirelles se tornasse um importante e dos mais procurados produtores1 publicitários.
Em 1997, Meirelles leu o livro Cidade de Deus, de Paulo Lins e decidiu adaptá-lo para o cinema, o que se concretizou em 2002. Os atores foram selecionados entre os habitantes de favelas. De 400 crianças, 200 chegaram à etapa final e trabalharam no filme. A filmagem foi feita com técnicos profissionais.
O filme teve sucesso nacional e internacional. Em 2004, Meirelles concorreu ao Oscar de melhor diretor, por Cidade de Deus, mas não foi premiado. No mesmo ano, o filme recebeu quatro indicações no Festival de Cannes: Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Argumento Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Montagem.
Em 2005, Fernando Meirelles dirigiu seu primeiro filme em língua inglesa - O Jardineiro Fiel (The Constant Gardner), uma coprodução inglesa e alemã, estrelando Ralph Fiennes e Rachel Weisz. O filme foi selecionado para o Festival de Veneza, e Rachel Weisz ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. O filme foi um grande sucesso internacional de bilheteria. Meirelles fez questão de que a trilha sonora fosse baseada na música de países africanos, e grande parte das filmagens foi feita no Quênia.
Em 2008, Meirelles lançou Ensaio sobre a Cegueira (Blindness), uma coprodução brasileira, canadense e japonesa. O filme, baseado no livro homônimo de José Saramago, foi selecionado para competição e abriu o Festival de Cannes, em maio de 2008.
Em 2009, fez o vídeo de candidatura do Rio de Janeiro para sediar os jogos olimpicos.
Em 2012, Meirelles dirigiu 360.? O filme custou 14 milhões de dólares e tem recursos de fontes inglesas, uma fonte austríaca e um investidor grego.
Em 2013 ocorreu a estreia da série A Verdade de Cada Um no canal por assinatura NatGeo em que Fernando Meirelles atua com produtor. Também foi anunciado a produção da série Os Experientes juntamente com a O2 Filmes para a Rede Globo. A série resgatará atores que não estão frequentes na contracenando.
Tipos de Trabalhos:
- Presença Vip