Fernando Fernandes
Mais sobre o palestrante
Tetracampeão mundial de paracanoagem, Fernando Fernandes não gosta de ser chamado de 'exemplo de superação'.
O atleta, que também já foi jogador de futebol, modelo, participou da segunda edição do BBB e também foi apresentador do programa No Limite, acredita que ele não é mais incapaz por ter mobilidade reduzida; ele acredita que não há pessoas capazes ou incapasses. Todo mundo tem capacidades e incapacidades, independente de suas condições físicas.
Em 2009, Fernando Fernandes viu seus sonhos escorrerem por suas mãos quando, após um acidente automobilístico grave, se viu com uma lesão medular que mudou completamente sua vida, ficou paraplégico. Apenas um ano após a lesão, Fernando, que já era apaixonado por esportes, começou a praticar Canoagem, modalidade que o consagraria ao mais expoente profissional paraolímpico da categoria. De lá para cá, Fernando se tornou um vencedor na canoagem paraolímpica: tricampeão sul-americano, tetracampeão mundial, bicampeão panamericano, pentacampeão brasileiro e campeão da Copa do Mundo.
Fernando Fernandes encara sua condição de cadeirante como uma característica e acredita que seu exemplo de superação já passou há muito tempo. Hoje, ele luta para ser visto como um trabalhador excelente e capaz. Ele é a prova viva de que força de vontade e determinação são triplamente maiores que qualquer tipo de barreira.
Em suas palestras, o palestrante traz à tona suas experiências de vida pessoal e como esportista, instigando reflexões acerca de temas delicados, como o ego, a vaidade e o medo de não conseguir, fomentando o engajamento de times e pessoas através do próprio exemplo.
Livro:
- "Inquebrável” (Editora Paralela), escrita com o jornalista Pablo Miyazawa, e nela revela desde como entrou no reality show, os benefícios de ser famoso. Fernando Fernandes também dedica parte do livro para contar sobre o acidente que ele sofreu no dia 3 de julho de 2009 e que o deixou paraplégico.