
Eliane Brum
Mais sobre o palestrante
Diretora de Sumaúma, escritora, jornalista baseada na Amazônia
Eliane Brum é diretora de Sumaúma, escritora, jornalista baseada na Amazônia, documentarista e autora de Banzeiro òkòtó e Brasil Construtor de Ruínas (e outros 7 livros), cofundadora do Rainforest Journalism Fund, colunista do El País
Considerada uma das repórteres mais premiadas da história do Brasil, em 2021 recebeu o prêmio Maria Moors Cabot, da Columbia University, pelo conjunto de sua obra. É idealizadora, fundadora e diretora de redação da plataforma trilíngue Sumaúma – jornalismo do centro do mundo (sumauma.com), baseada na Amazônia, e colunista da seção de internacional do jornal espanhol El País.
Publicou 9 livros e dirigiu quatro documentários. Seus livros mais recentes são "Brasil Construtor de Ruínas, um olhar sobre o país, de Lula a Bolsonaro" (Arquipélago, 2019) e “Banzeiro òkòtó, uma viagem à Amazônia Centro do Mundo” (Companhia das Letras, 2021). Em inglês publicou One Two (Amazon crossing), The Collector of Leftovers Souls (Graywolf/EUA e Granta/Reino Unido) e Banzeiro òkòtó, the Amazon as center of the world (Graywolf/EUA e Indigo/Reino Unido). Também tem livros traduzidos ou em tradução nas línguas italiana, alemã, francesa, espanhola, polonesa e búlgara.
É diretora ou codiretora de quatro documentários: Uma história severina, Gretchen Filme Estrada, Eu+1: uma jornada de saúde mental na Amazônia e Laerte-se. Vive em Altamira, Médio Xingu, Amazônia.