Dora Kaufman
Mais sobre o palestrante
Dora Kaufman é professora da PUCSP, doutora pela USP, Pós-doutora na COPPE-UFRJ e no TIDD PUCSP, Colunista Época Negócios. Pesquisadora dos impactos éticos/sociais da IA.
Dora Kaufman é uma pesquisadora dos impactos sociais da Inteligência Artificial, atuando no Instituto de Estudos Avançados (IEA) e do Centro de Pesquisa em Rede Digitais Atopos na Escola de Comunicação e Artes (ECA), ambos da Universidade de São Paulo (USP). Também é pós-doutoranda em Filosofia no Programa de Pós-graduação Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) na PUCSP. Por 35 anos, foi executiva sênior em áreas de banco de investimentos e sócia-gestora de agências de marketing e comunicação.
Ainda, foi pesquisadora no Computer Science Department, na New York University, nos Estados Unidos, e pesquisadora visitante no Alexander Von Humboldt Institute for Internet and Society, na Alemanha. Como autora, publicou os livros “Empresas e Consumidores em Rede: um Estudo das Práticas Colaborativas no Brasil”, “O Despertar de Gulliver: os desafios das empresas nas redes digitais” e “A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?”.
Em empresas dos mais variados setores, atuação em programas de educação executiva na Fundação Dom Cabral, PUCRS, PUCSP e diversas outras instituições de ensino, atuação como colunista na Época Negócios e colaboradora de veículos da mídia, como Valor Econômico e Revista Piauí, além da geração de conteúdo para micro-pequena empresas do Sebrae RJ. Desenvolveu estudos, dentre outros, sobre Transformação Digital nas empresas brasileiras e sobre empreendedorismo no Brasil para a Fundação Dom Cabral — FDC, e sobre novas habilidades para a Unesco.
O foco de suas pesquisas são a economia de dados, os modelos de negócio baseados em dados (data-driven models), as transformações no trabalho e as novas competências, e ética e regulamentação. Suas palestras discutem os efeitos das novas tecnologia na economia, nos mercados e nas empresas, apontando oportunidades e desafios – sempre com uma linguagem acessível e conteúdo personalizado e aplicado para o segmento.
Como palestrante, Dora Kaufman já se apresentou em grandes eventos de empresas, conferências, congressos e simpósios, presencial e virtualmente. Em sua experiência profissional, ocupou posições estratégicas em empresas e bancos, e como sócia-gestora de agências de marketing desenvolveu projetos taylor-made para grandes empresas.