Celso Vasconcellos
Mais sobre o palestrante
Celso Vasconcellos é Doutor em Educação pela USP e especialista em planejamento escolar.
Pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor, conferencista e professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, Celso Vasconcellos é responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica, prestando assessoria a diversas escolas e instituições públicas e privadas.
Ao longo de sua extensa carreira, participou de inúmeros processos de planejamento em escolas. Para ele, existem três medidas básicas que precisam ser consideradas no planejamento escolar: a realidade, a finalidade e o plano de ação. O plano de ação pode ser fruto da tensão entre a realidade e a finalidade ou o desejo da equipe.
Como autor, escreveu diversos livros, como “Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico”, “Construção do Conhecimento em Sala de Aula” e “Avaliação: Superação da Lógica Classificatória e Excludente: do é proibido reprovar ao é preciso garantir a aprendizagem”.
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Palestras
Gestão da Sala de Aula
As 3 dimensões da Gestão da sala de aula
A Gestão da Sala de Aula envolve três grandes dimensões: o Relacionamento Interpessoal, a Organização da Coletividade de Sala de Aula e o Trabalho com Conhecimento
O Desafio da Qualidade da Educação
O que é qualidade da educação?
A Qualidade da Educação que desejamos é aquela que está comprometida com a função social da escola na perspectiva de garantir a cada um e a todos 1.a Aprendizagem Efetiva, 2.o Desenvolvimento Humano Pleno e 3.a Alegria Crítica (Docta Gaudium)
Avaliação da Aprendizagem: Por uma Práxis Transformadora
O que veremos?
A Avaliação da Aprendizagem representa hoje, na prática concreta das instituições de ensino, um dos maiores desafios no sentido de superar seu histórico caráter classificatório e excludente, e vir a ser um instrumento capaz de apontar e trabalhar os aspectos positivos, negativos e potenciais da aprendizagem e do desenvolvimento humano dos educandos
A Atividade Humana como Princípio Educativo
Essa palestra tem os objetivos de:
- Refletir sobre as formas de organização dos saberes, recursos e pessoas, no espaço e no tempo, como elementos estruturantes da aprendizagem e do desenvolvimento humano.
- Resgatar alguns princípios orientadores para a prática pedagógica, superando o currículo disciplinar instrucionista, marcado pela passividade e/ou mecanicismo, em direção a um currículo que tem a atividade humana, tanto discente quanto docente, como princípio educativo.
(In)Disciplina: A Questão do Interesse e da Mobilização - Desafios e Perspectivas Contemporâneas
Essa palestra tem os objetivos de:
- Analisar o problema da (in)disciplina escolar, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula
- Refletir sobre o desafio da afetividade (desejo, interesse, motivação, mobilização) na complexa realidade escolar contemporânea
- Trabalhar algumas perspectivas para a mobilização para a aprendizagem, no horizonte de uma nova disciplina na sala de aula e na escola, pautadas numa postura de humanização.
O que é necessário para que o aluno aprenda? Fundamentos da Aprendizagem Humana
Essa palestra tem os objetivos de:
- Apontar a necessidade de superar equívocos na prática pedagógica em relação ao processo de conhecimento
- Refletir sobre o núcleo do trabalho do professor, a questão do processo de aprendizagem, da construção do conhecimento por parte do aluno
- Trabalhar alguns fundamentos epistemológicos e pedagógicos básicos da atividade docente.
Identidade Docente em Construção: os Desafios da Formação e da Ética
Essa palestra tem os objetivos de:
- Analisar, numa perspectiva histórico-cultural, o que se passa em termos do macroprocesso social e suas repercussões para o cotidiano e a identidade do professor
- Refletir sobre o papel do professor no contexto atual de complexidade e as respectivas demandas éticas e formativas
- Apontar algumas perspectivas de ação, em especial no sentido do resgate do querer e do poder do professor.
Projeto Político-Pedagógico: Significado e Princípios de Elaboração
Tópicos Abordados:
- Planejamento da Atividade de Ensino
- Trabalho por Projetos: Fundamentos Epistemológicos e Pedagógicos
- Mobilização para a Aprendizagem
- Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento em Sala de Aula
- Ciclos de Formação
- Professor: Identidade e Trajetória como Sujeito de Transformação
- Formação Docente: Desafios Éticos e Epistemológicos
- Avaliação como Prática de Inclusão
- Construção da Disciplina em Sala de Aula e na Escola
- Papel da Coordenação Pedagógica
A Questão do Interesse e da Mobilização - Desafios e Perspectivas Contemporâneas
Essa palestra tem os objetivos de:
- Analisar o problema do interesse e da motivação, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula
- Refletir sobre o desafio da afetividade (desejo, interesse, motivação, mobilização) na complexa realidade escolar contemporânea
- Trabalhar algumas perspectivas para a mobilização para a aprendizagem, no horizonte de uma nova relação em sala de aula e na escola, pautadas numa postura de humanização.
Educação Infantil: Bonitezas e Desafios
Tópicos Abordados:
- (In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola
- Projeto Político-Pedagógico: Significado e Princípios de Elaboração
- Planejamento da Atividade de Ensino
- Trabalho por Projetos: Fundamentos Epistemológicos e Pedagógicos
- Mobilização para a Aprendizagem
- Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento em Sala de Aula
- Ciclos de Formação
- Professor: Identidade e Trajetória como Sujeito de Transformação
- Formação Docente: Desafios Éticos e Epistemológicos
- Avaliação como Prática de Inclusão
- Papel da Coordenação Pedagógica