Ana Leoni
Mais sobre o palestrante
Ex-superintendente da ANBIMA, executiva, membra do IFIE e apontada como uma das principais referências no mercado financeiro.
Ana Leoni é Sócia cofundadora da BEM Educação, Apresentadora do Pod Isso, Meninas?, Criadora do Dinheiro com Atitude, Colunista e Comentarista, Membro Independente de Conselho de Administração e Palestrante.
Formada em Comunicação Social, Ana tem mais de 27 anos de experiência no mercado financeiro atuando em diversas áreas técnicas e de relacionamento com clientes. Nos últimos 16 anos trabalha com educação financeira. Em 2014 criou o projeto Dinheiro com Atitude, com o objetivo de ajudar as pessoas, em especial mulheres, a terem uma vida financeira mais saudável. Ana é membro independente do Conselho de Administração do Banco Modal e membro do Comitê de Auditoria da mesma instituição.
Além disso, é colunista do Valor Investe e apresentadora do podcast Pod isso, Meninas? na Rádio CBN. Em 2021, foi eleita membro do FPSB Professional Standards Committee – grupo que supervisiona o desenvolvimento e manutenção de padrões de competência, ética e prática para a profissão de planejamento financeiro global.
Ana foi executiva da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) e de algumas das principais instituições financeiras do país. Foi conselheira da Planejar (Associação de Planejadores Financeiros do Brasil), conselheira da Associação Brasileira de Educação Financeira (AEFBrasil) e membro do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) por 9 anos.
No contexto internacional, atuou como membro do Advisor Board do IFIE (International Forum for Investor Education), Chairperson do IFIE America’s Chapter. Além de formada em Comunicação Social pela Universidade Paulista tem MBA em Marketing de Serviços pela ESPM. Em 2019 foi eleita pela Forbes como uma das mulheres mais influentes para se acompanhar no mercado financeiro.
AT0524
Palestras
Dinheiro com Atitude
Cenário político-econômico, macroeconomia, micro, no Brasil, no mundo. Consumo, juros, dívidas, investimentos.
As questões econômicas fazem parte do nosso dia a dia. Mesmo a gente não se dando conta, tomamos decisões financeiras a todo tempo, e são muitas as variáveis que influenciam essas decisões, e por consequência, nossa vida financeira.
Mas será que o que diferencia as pessoas que sofrem mais os impactos dessas variáveis de outras que lidam melhor com essas questões é apenas conhecimento? Não apenas!
Não dá para falar de dinheiro sem falar de vida! Passa pela compreensão sobre os aspectos emocionais e comportamentais de cada um e como esses influenciam os projetos financeiros individuais, familiares, sociais ao longo da vida.
Essa é a palestra “Dinheiro com Atitude” . Que tem como objetivo melhorar a forma como você cuida do seu dinheiro, mudar sua mentalidade e a forma como você enxerga suas finanças pessoais.
Tudo isso de um jeito simples e uma linguagem que você vai entender.
LONGEVIDADE FINANCEIRA: É melhor enriquecer antes de envelhecer
O envelhecimento da população é uma realidade que estamos experimentando rápido demais.
Segundo o IBGE, em 1960 a expectativa de vida do brasileiro era de 54 anos. Nos dias de hoje, supera os 76 anos. Foi durante essa geração que aprendemos a importância de uma alimentação saudável, da prática de exercícios físicos regulares e da medicina preventiva. Mas ainda falta muito para aprendermos a dar atenção a nossa vida financeira. Os efeitos desse despreparo financeiro são evidentes: apenas uma pequena parcela da população idosa consegue viver com os próprios recursos. Boa parte dessas pessoas contam com a ajuda ou a caridade da família, ou precisam continuar trabalhando para se manter.
Nessa palestra, Ana Leoni mostra os benefícios de uma vida previdente, os caminhos para aproveitar melhor a fase laboral e como encontrar a tão sonhada independência financeira na aposentadoria.
TEMAS ABORDADOS:
- Os desafios e oportunidades da longevidade
- A fase de ouro para produção de renda
- A gerontologia financeira
- Como fazer melhor uso dos recursos financeiros na aposentadoria
A sua saúde financeira é SUA responsabilidade
Atualmente mais de 80% dos brasileiros estão endividados.
Muitos, estão nessa situação por falta de planejamento, foco nas finanças e tabus relacionados a essa temática. Isso causa problemas emocionais, de concentração nas tarefas diárias e dificuldades na vida social. Parte da solução está na consciência financeira, no autoconhecimento, no autocontrole e na autorresponsabilidade.
Nessa palestra Ana Leoni provoca a audiência a assumir a responsabilidade de suas decisões financeira, despertando o senso de urgência necessário para conquistar uma vida financeira mais saudável.
TEMAS ABORDADOS:
- Os principais fatores que dificultam nossa relação com o dinheiro
- O dinheiro como alicerce das nossas decisões
- Autoconhecimento, Autocontrole e Autorresponsabilidade: o tripé da saúde financeira
- A saúde financeira como um estilo de vida
A infidelidade financeira e os impactos na vida dos casais
Uma das principais causas dos divórcios no Brasil é a infidelidade.
Mas não a traição conjugal, mas sim a infidelidade nas finanças. Muitos casais não confiam um no outro quando o assunto é dinheiro. Escondem o que consomem por receio de serem julgados. Subestimam - ou superestimam - a capacidade de organização financeira do outro e não conseguem conversar abertamente sobre os objetivos financeiros da família.
Nessa palestra, Ana Leoni, traz uma reflexão sobre os impactos da infidelidade financeira na prosperidade dos casais e das famílias e mostra como é possível criar planos e objetivos conjuntos.
TEMAS ABORDADOS:
- O que é a infidelidade financeira, seus impactos e como evitar
- Como construir um diálogo financeiro com o(a) parceiro(a) e com filhos
- Como organizar as finanças em família
Dinheiro é assunto de mulher sim
Segundo dados do IBGE, 71,7% dos homens estão no mercado de trabalho, contra 53,4% das mulheres.
Essa diferença de quase 20 pontos representa uma enormidade de mulheres fora ambiente laboral. Aliado a isso, o nível de desemprego entre as mulheres também é maior – 10,3% dos homens, contra 14,1% das mulheres. Para encerrar com chave de ouro esses quilômetros de desvantagem, as mulheres comandam 45% dos lares brasileiros e produzem renda média 27% inferior em comparação ao universo masculino.
Apesar dessa potência econômica, as mulheres ainda não dominam os meandres do mundo dos
investimentos e terceirizam essa função para o homem mais próximo.
Nessa palestra, Ana Leoni, mostra o cenário desafiador enfrentado pelas mulheres nas finanças e mostra caminhos para a conquista da liberdade e autonomia financeira.
TEMAS ABORDADOS:
- O cenário da mulher na economia
- Os principais fatores que dificultam a relação da mulher com o dinheiro
- Descontruindo os tabus financeiros para a conquista de uma vida financeira em equilíbrio
A sua carreira é o seu plano A
O mercado de trabalho se mostra cada dia mais desafiador.
Em um futuro próximo, os empregos serão ainda mais escassos, ao passo que o trabalho não necessariamente.
Nessa palestra, Ana Leoni mostra, a partir da própria experiência, como fazer uma transição de carreira estruturada, levando em consideração aspectos relevantes, entre eles, o financeiro.
TEMAS ABORDADOS:
- Os três pilares para uma transição de carreira bem-sucedida
- Os desafios do mercado de trabalho: etarismo, maternidade
- O Network como uma ferramenta de trabalho
- Empreender é mais do que abrir o próprio negócio
A comunicação como instrumento de retenção e fidelização do cliente
A comunicação é uma “ciência” ineficiente por essência.
No mundo das finanças o linguajar complexo, técnico e hermético dificulta a ponte entre cliente e as instituições. Simplificar a linguagem e fazer dela uma comunicação eficiente requer empenho e treino. Fazer isso, não significa abdicar do rigor e precisão da mensagem, mas sim uma forma de criar confiança e construir relacionamento de longo prazo com os clientes.
Nessa palestra, Ana Leoni ajuda profissionais das diferentes áreas de instituições financeira a criarem um diálogo mais fluido e conectado com seus clientes.
TEMAS ABORDADOS:
- O papel dos profissionais do mercado financeiro na vida dos clientes
- Como criar uma comunicação empática com os clientes: A abordagem e a linguagem que funcionam
- O Marketing de comportamento: como entender o comportamento do cliente e tirar melhor proveito para os negócios
- Trilha de qualificação para quem quer se destacar nesse mercado
Educação financeira para seus colaboradores não é filantropia. É retorno para seu negócio
Há um grave e silencioso problema que os empregadores precisam destinar parte de sua atenção: o desequilíbrio financeiro e o endividamento de seus funcionários.
Essa preocupação cotidiana com os boletos atrasados pode levar a uma maior incidência de depressão, de estresse, acidentes no trabalho e, por consequência, a baixa produtividade nas empresas.
Nessa palestra, Ana Leoni, traz uma reflexão para empresários e líderes de equipes sobre a importância de uma vida financeira saudável no ambiente de trabalho.
TEMAS ABORDADOS:
- A educação financeira como estratégia de negócio
- Saúde financeira como pilar da saúde física e mental