Alexandre Kalache
Mais sobre o palestrante
Reconhecido mundialmente por suas contribuições ao estudo do envelhecimento.
Dr. Alexandre Kalache é um grande médico epidemiologista, com especialidade em Gestão Geriátrica e Gerontologia amplamente reconhecido por suas contribuições ao estudo do envelhecimento e da promoção da saúde ao longo da vida. Com mais de 40 anos de dedicação a esse tema, atuou como professor e ativista em diversas organizações não governamentais, desenvolvendo políticas intersetoriais que visam à promoção da saúde e aos direitos humanos das pessoas idosas. Como um dos primeiros a visualizar o envelhecimento populacional como um fenômeno global, suas ideias transformaram paradigmas tradicionais e foram fundamentais para o desenvolvimento de iniciativas como a Política de Envelhecimento Ativo da OMS e o projeto Cidade Amiga do Idoso.
Formado no Brasil, Kalache possui mestrado em Medicina Social e doutorado em Epidemiologia, ambos realizados no Reino Unido. Sua carreira acadêmica inclui passagens pela Universidade de Oxford, onde foi Professor Associado, e pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, onde fundou o Departamento de Epidemiologia do Envelhecimento, ele é mundialmente reconhecido pela sua contribuição no estudo do Envelhecimento e da Promoção da Saúde ao longo do curso da vida. De 1995 a 2008, ele dirigiu o programa global de envelhecimento da OMS e, desde então, tem atuado como consultor em projetos internacionais, abordando temas como saúde, longevidade, e qualidade de vida em várias regiões do mundo.
Dr. Kalache é também um defensor ativo dos direitos humanos dos idosos e esteve envolvido na adoção da Convenção das Nações Unidas para o Direito das Pessoas Idosas. Em suas palestras, ele apresenta uma visão abrangente sobre o envelhecimento, discutindo a importância da produtividade na longevidade, a saúde mental e física, e como garantir uma vida com qualidade. Seus temas abordados incluem "A Revolução da Longevidade", "Terceira Idade com Qualidade de Vida", e "Você vai viver 30 anos mais do que seus avós", sempre convidando o público a refletir sobre como é possível envelhecer de forma saudável e digna.